alarmes.lasa@igeo.ufrj.br

Probabilidade de Excedência de Área Queimada (Em breve)

Esta ferramenta informa a probabilidade de excedência anual de área queimada,  estimada através do Cumulative Daily Severity Rating (CDSR) que, para um dado dia d do ano, é definido como a soma do Índice Diário de Severidade (DSR: Van Wagner, C.E., Pickett, T.L., 1985). Obtidos através da reanálise ERA5 do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), os valores diários do DSR indicam a dificuldade de controlar os incêndios. Os modelos estatísticos são ajustados para o período de 2003 até o presente, permitindo estimar a probabilidade de excedência para um dado limiar de área queimada anual, isto é, a probabilidade de se observar um valor de área queimada anual superior a esse limiar com base nas condições climáticas.

Verifica-se que a distribuição da área anual queimada para a região de interesse, obtida a partir do sensor MODIS, segue uma distribuição de Rayleigh, cuja qualidade de ajuste pode ser aprimorada introduzindo o CDSR como covariável do parâmetro de escala da distribuição, tendo-se que a melhoria introduzida só é estatisticamente significativa para valores de CDSR a partir do dia 13 de março. 

Como citar

Os dados de Probabilidade de Excedência de Área Queimada foram fornecidos pela Plataforma ALARMES (https://alarmes.lasa.ufrj.br) do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DaCamara, C. C. (2024). The Signature of Climate in Annual Burned Area in Portugal. Climate, 12(9), 143. https://doi.org/10.3390/cli12090143.