Metodologia

Acesse a plataforma
Algoritmo

Os produtos ALARMES utilizam o algoritmo BA-Net (Pinto et al., 2020), que combina imagens de satélite do sensor Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS), focos de calor do mesmo sensor e técnicas de aprendizado profundo (deep learning). Adicionalmente, o BA-Net faz uso do produto global de área queimada MCD64A1 como referência para o treinamento da rede neural profunda, definindo os pesos para a classificação da área queimada.

Para cada detecção de pixel com área queimada, o algoritmo atribui a data estimada da queima e um valor de nível de confiança entre 0 e 1 (0 a 100 %) que representa a probabilidade da classificação estar correta. As informações disponibilizadas aos usuários consideram somente detecções com nível de confiança acima de 0,3 (30%).

Validação

A validação é uma etapa fundamental na certificação e no refinamento do ALARMES, pois avalia sua habilidade de detecção automática de área queimada e fornece informações essenciais para a melhoria do sistema. Algumas das técnicas utilizadas são listadas abaixo:

  • Comparação com coordenadas de fotografias de campo;
  • Comparação com RGB de imagens de satélite com maior resolução espacial;
  • Comparação com polígonos de referência (polígonos de área queimada que representam a realidade);
  • Comparação com focos de calor.

Parceiros e Apoio

Colaboração Científica

Colaboração Técnica

Suporte Institucional

Financiamento

Contato

Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) Departamento de Meteorologia Instituto de Geociências (IGEO) Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bl. H, SALA H2-004 Cidade Universitária – Ilha do Fundão Rio de Janeiro, RJ 21941-916 – Brasil