Esta versão inclui dados de alertas diários de área queimada (Tempo Quase-Real - NRT).
Atualmente o sistema ALARMES encontra-se na versão beta para todos os biomas (V2).
Os mapas de área queimada do sistema ALARMES são produzidos diariamente de forma automática com resolução espacial de 500m (Cerrado/Pantanal/Amazônia) utilizando imagens do sensor Visible Infrared Imaging Suite (VIIRS), focos de calor derivados do mesmo sensor, e técnicas de aprendizado de máquina profundo (Deep Learning) através do algoritmo BA-NET (Pinto et al., 2020).
O conteúdo disponível no ALARMES não deve ser editado, publicado, divulgado, reproduzido ou utilizado para quaisquer outros fins sem que seja concedida autorização prévia dos responsáveis pela plataforma.
Os responsáveis pela plataforma também não se responsabilizam por eventuais imprecisões nas informações ou documentações existentes na plataforma. O mesmo é aplicado ao conteúdo das páginas para as quais sejam remetidos links ou hyperlinks relacionados ao ALARMES.
Os responsáveis pela plataforma não assumem, em nenhuma possibilidade, a responsabilidade por decisões que sejam tomadas com base na informação disponibilizada pelo ALARMES.
Os responsáveis pela plataforma estabelecem como consentidos pelos usuários do sistema ALARMES, a criação de estatísticas de utilização bem como registros de acesso ao site. Estes dados podem ser utilizados em processos administrativos e estatísticos, bem como disponibilizados a terceiros desde que de forma despersonalizada.
No seu acesso e utilização da plataforma, o usuário declara conhecer e concordar com os termos e condições de utilização acima apresentados.
Para facilitar a compreensão do funcionamento do sistema ALARMES, foi elaborada uma página para Perguntas Frequentes que pode ser acessada clicando aqui.
Mecanismo de Reclamação:
Nós compartilharemos todas as reclamações – e uma resposta proposta – com a Equipe de Implementação Regional e o Diretor de Subsídio do CEPF dentro de 15 dias. Se o requerente não estiver satisfeito após a resposta, ele pode enviar a reclamação diretamente ao Diretor Executivo do CEPF em cepfexecutive@conservation.org ou pelo correio. Se o requerente não estiver satisfeito com a resposta do Diretor Executivo do CEPF, eles podem enviar a reclamação ao Banco Mundial no escritório local do Banco Mundial.
Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bl. H, SALA H2-12
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro, RJ 21941-916 – Brasil
Critical Ecosystem Partnership Fund
Conservation International
Attn: Executive Director
2011 Crystal Drive
Suite 500
Arlington, VA 22202, U.S.A.
Banco Mundial
Setor Comercial Norte Q 2 Edifício Corporate Financial Center Conjuntos
702/703 – Asa Norte, Brasília – DF, 70710-500
Informamos que o satélite Suomi NPP desde o dia 26/07/2022 entrou em ‘safe mode’, isto é, desde o dia 26/07 a NASA não recebe dados do satélite e desde o 29/07/2022 os instrumentos estão offline.
Por este motivo o sistema ALARMES está desatualizado desde então.
Estamos trabalhando na migração para o satélite NOAA-20. Para mais informações, acesse https://ladsweb.modaps.eosdis.nasa.gov/alerts-and-issues/88900.