O Sistema ALARMES disponibiliza duas modalidades de produto:
O termo ‘tempo quase-real’ se refere a processamentos que respondem de forma rápida logo a seguir à ocorrência do evento, porém não de forma instantânea (tempo real). Em nosso caso, o atraso em relação à passagem do satélite é de 1 dia, devido ao tempo de processamento de todas as etapas do mapeamento. Isto significa que a área queimada do dia anterior estará disponível no dia seguinte.
Produtos de área queimada em tempo quase-real têm aplicações importantes para serviços de emergência e avaliações rápidas para tomada de decisão.
O modo histórico de mapeamento de área queimada é obtido de forma independente do alerta. Ele também utiliza imagens dos servidores da NASA, porém do ano inteiro, com o objetivo de gerar uma base de dados consolidada para fins de pesquisas e análises espaço-temporais. O ALARMES-HISTÓRICO é disponibilizado anualmente, após 2-3 meses do final do ano em questão.
Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) Departamento de Meteorologia Instituto de Geociências (IGEO) Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bl. H, SALA H2-004 Cidade Universitária – Ilha do Fundão Rio de Janeiro, RJ 21941-916 – Brasil